É com prazer que apresento este projeto, voltado à proteção das borboletas.

Em momento algum quero me colocar como especialista no assunto, meu trabalho é o de propiciar um habitat natural, atraindo as borboletas da região com suas plantas favoritas e necessárias.

Deixo a parte científica para os biólogos colaboradores do site e para quem esteja interessado nesta informação.

A paixão pelas borboletas veio automaticamente depois de passar anos envolvida na jardinagem de uma propriedade em Petrópolis.

Com a Mata Atlântica ao redor, e tendo a Apicultura como hobby, foi inevitável estudar o calendário apícola da região e, conseqüentemente, plantando muitas espécies de flores e preservando as nativas, atrair algumas borboletas para o jardim.

Fascinada com os resultados obtidos, passei os últimos anos pesquisando e estudando as borboletas, transformando o jardim em seu habitat.

Aqui se podem ver as borboletas buscando seu alimento favorito nas flores, ou colocando seus ovos na planta hospedeira...ou fugindo de seus predadores, também habitantes do jardim!

O trabalho de classificação das borboletas que freqüentam habitualmente o jardim está sendo feito pelo biólogo Alexandre Soares e o aconselhamento botânico vem da bióloga Rita de Cássia Nunes Ferreira.

Ao abrir as portas à visitação, nosso objetivo é o de conscientizar o visitante sobre a importância da borboleta para o meio ambiente, mostrando em plena natureza o ciclo de vida deste inseto tão mágico e divertido!

Uma oportunidade única para crianças, adultos, estudantes de Biologia e amantes da Natureza!

Agora você também pode visitar nosso borboletário ao ar livre e sentir essa leveza e encantamento que as borboletas trazem aos jardins!